Segundo o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (2009), na construção civil no Brasil ainda prevalece um sistema de produção denominado autogestionário, que se caracteriza pela utilização de métodos e técnicas tradicionais. Nesse sentido, é correto afirmar que a
contratação de serviços de profissionais que acumulam múltiplas funções (pedreiro, encarregado, encanador, eletricista, etc.) colabora, a custo reduzido, para a formação de mão de obra especializada.
manutenção de um menor padrão tecnológico na construção civil evita a necessidade de contratação de pessoal especializado (mão de obra com baixa qualificação).
auto-aprendizagem, que tem no canteiro de obras o local para o conhecimento de outras áreas de atuação profissional, afere bons resultados em relação ao aperfeiçoamento da mão de obra.
utilização de métodos e técnicas tradicionais é compensada pelo incremento constante de sistemas de planejamento do trabalho que incidem na diminuição de desperdício de materiais.
falta de investimentos das empresas em técnicas de pré-fabricação, modulação, gerenciamento e implantação de sistemas e ferramentas de TI colabora com a permanência de trabalhadores menos qualificados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...