As instalações hidráulicas devem ser projetadas de modo a permitir fácil acesso para eventual execução de reparos, independente de serem embutidas ou aparentes, e não podem interferir nas condições de estabilidade das construções. É correto afirmar que
as tubulações devem ficar solidárias à estrutura da edificação, impedindo-se folgas ao redor do tubo nas travessias de estruturas ou de paredes, de modo a evitar danos na ocorrência de eventuais recalques.
nas instalações aparentes, horizontais e verticais, os tubos devem ser fixados com braçadeiras de superfícies internas largas e rugosas, de modo a garantir maior segurança à fixação nos pontos de contato entre tubulação e braçadeira.
na solução de dutos verticais ou shafts para a descida livre de prumadas, as tubulações recobertas neles instaladas devem ser fixadas por meio de anéis ou braçadeiras que permitam a movimentação e facilitem a manutenção.
uma solução, para evitar a passagem das prumadas em elementos estruturais, consiste em prever, na etapa de elaboração do projeto, uma parede hidráulica com espessura adequada sob o vigamento, em cada compartimento sanitário.
os shafts visitáveis têm, como grande vantagem, a ausência de quebras no momento de realizar qualquer serviço e/ou manutenção, embora apresentem a desvantagem da carenagem ficar em contato com ambiente úmido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...