A etapa de levantamento de quantidades é uma das que mais exigem do orçamento porque implica em leitura de projeto, cálculo de áreas e volumes, tabulação de números, etc. É correto o que se afirma em:
A medição de aterro deve ser feita por partes: cálculo da quantidade de material a ser escavado, quantidade a ser transportada, distância de cada jazida até o aterro e volume de aterro por tipo de material.
A quantidade de blocos e argamassa, por metro quadrado, depende da dimensão do bloco. O volume de argamassa é calculado pela área de alvenaria dividida pelo fator 0,17.
Se a abertura existente em uma parede de alvenaria for inferior a 1,0 m2, o vão da abertura é desprezado. A contagem da área considera vão por vão e não a somatória dos vãos.
Como as dimensões de telhado são obtidas por projeção horizontal a partir da planta, e as águas têm inclinação, para a área real do telhado deve ser acrescentado o índice entre 10% e 20%.
O consumo de tinta por m² é função do tipo de tinta e das condições do substrato. Como orientação geral para um modo prático de cálculo, pode-se adotar 25/30m2/galão por demão (1 galão = 3,6 L).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...