Na formulação da estratégia descrita no PITU 2025, conforme consta de seu sumário executivo, afirma-se que
- A. uma política setorial de transportes corretamente concebida e implementada será capaz, por si só, de reequilibrar a metrópole paulistana, ao criar as condições para relocação de usos.
- B. são previstas ações de aumento da oferta, destacando- -se, porém, a limitação da capacidade estatal de implementar uma única linha de Metrô, recorrendo-se, portanto, às parcerias público-privadas e às concessões de linhas.
- C. as políticas de gestão da demanda implementadas no passado são objeto de forte crítica, buscando-se trabalhar, principalmente, com o aumento consistente da oferta, de modo a orientar as expectativas do mercado e da sociedade.
- D. o aumento da oferta deve ser acompanhado de políticas de gestão da demanda, sendo mencionado o uso de instrumentos do Estatuto da Cidade, na perspectiva de uma reforma urbana.
- E. a presença de um grande contingente de moradores nas periferias extremas da Região Metropolitana é vista como fator de fortalecimento do sistema de transportes, na medida em que garante uma grande demanda pelo serviço.