Parecer técnico é a semelhança observada entre dois laudos técnicos emitidos por diferentes peritos.
A. O método involutivo é aquele em que o valor de um bem é obtido por comparação direta com outros de características semelhantes ao do avaliando, por amostragem estatística de dados contemporâneos de mercado.
B. O método comparativo identifica o valor de mercado de um bem, alicerçado no seu aproveitamento eficiente, baseado em modelo de estudo de viabilidade técnicoeconômica, mediante empreendimento hipotético compatível com as características do bem e com as condições do mercado no qual está inserido.
C. O método da quantificação do custo é aquele em que se levantam todas as despesas necessárias à sua manutenção e operação e as receitas provenientes da sua exploração. Em seguida, monta-se o fluxo de caixa com base nas despesas e receitas previstas para o imóvel ao longo do tempo. Fixa-se uma taxa mínima de atratividade em função dos riscos existentes e das oportunidades de investimentos alternativos existentes no mercado de capitais. O valor máximo estimado para o imóvel é o valor atual do fluxo de caixa, descontado pela taxa mínima de atratividade.
D. O método da capitalização da renda é utilizado para identificar o custo de um bem por meio de orçamentos sintéticos ou analíticos, a partir do levantamento dos serviços incluindo a apropriação da mão de obra e do material utilizado , e respectivos custos diretos e indiretos.
E. Para obtenção do valor de um bem pelo método evolutivo, é feita uma conjugação de métodos, a partir do valor do terreno (que deve ser preferencialmente determinado pelo método comparativo de dados de mercado), do custo de reprodução das benfeitorias devidamente depreciado (apropriado pelo método comparativo direto de custo ou da quantificação de custo) e do fator de comercialização.