Em clima quente e úmido, algumas decisões podem ser tomadas quanto ao partido arquitetônico das edificações:
a variação da temperatura noturna não é tão significativa, mas suficiente para provocar alívio térmico, por isso a ventilação noturna é dispensável.
as construções devem ter uma inércia grande , pois isso facilita a retirada do calor interno armazenado durante o dia, beneficiando o resfriamento da construção quando a temperatura externa é mais agradável que a interna.
deve-se prever nas construções uma inércia de média a leve, com elementos isolantes nos vedos, para impedir que grande parte do calor da radiação solar recebida por esses atravesse a construção e gere excesso de calor interno.
a cobertura deve receber o mesmo tratamento dos vedos, portanto ser de material com inércia grande e com elementos isolantes, cuja função é amenizar o calor que atravessa as telhas.
a variação da temperatura é significativa, deve-se considerar a amplitude térmica média para orientar o dimensionamento das aberturas, considerando a radiação solar direta e indireta, bem como a direção predominante de ventos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...