ampliação da acessibilidade em uma política de mobilidade urbana pode ser estudada de forma isolada, para a garantia do processo de humanização das cidades e do acesso aos seus equipamentos públicos.
definição de acessibilidade como sendo a facilidade em distância, tempo e custo de se alcançar, com autonomia, os destinos desejados na cidade significa que a velocidade para automóveis deve ser ampliada em vias expressas.
adequação das redes às necessidades de deslocamento das pessoas em termos de abrangência, quantidade e qualidade, além do aumento de incentivos para aquisição de automóveis (ex. redução de IPI), são duas dimensões que devem ser agregadas ao conceito de acessibilidade.
medidas de ampliação da acessibilidade física nos transportes devem sempre cuidar para que não gerem, em seu lugar, outros tipos de barreira, principalmente a econômica, causada pela elevação descontrolada dos custos de implantação ou de operação, no caso específico do transporte coletivo urbano.
localização e a distribuição das atividades, dos equipamentos públicos e do desenho urbano, tendo como objetivo facilitar as viagens motorizadas, ampliando o número de vagas para automóveis para reforçar novas centralidades, são pontos importantes quando se repensa a própria cidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...