Arquitetura - Desenho técnico - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As representações gráficas de um objeto ou edificação são expressas, normalmente, através de vistas ortográficas e perspectivas, além de modelos tridimensionais. Essas tipologias de representação estruturam-se a partir de pontos de vista, ou seja, cabe ao projetista escolher o tipo de representação mais adequado ao fim desejado. As representações gráficas são baseadas por sua vez no conceito de projetividade, que pressupõe a existência de três elementos: o centro de projeção, o objeto a ser representado, e uma superfície ou plano onde se realiza a projeção. Na representação desses objetos, independentemente de seu grau de complexidade, são geralmente utilizados dois tipos de projeção: a projeção cilíndrica ou paralela e a projeção cônica. Sobre esses dois tipos analise as afirmativas abaixo:
1. A representação cônica é o tipo de projeção menos utilizado pelos arquitetos na visualização das soluções de projeto em função da grande distância observada entre essa representação e o resultado final que terá o objeto após a sua execução.
2. As projeções cilíndricas dão origem às perspectivas paralelas, que permitem por sua vez maior rapidez na construção e avaliação de características tridimensionais das propostas.
3. A projeção do tipo paralela considera o observador a uma posição infinita em relação ao objeto e à superfície de projeção.
4. A chamada projeção cilíndrica ortogonal ocorre quando os raios paralelos que partem do observador no âmbito de uma projeção cilíndrica são perpendiculares à superfície de projeção.
Assinale a alternativa correta
Apenas uma das quatro afirmativas está correta.
Apenas três das quatro afirmativas estão corretas.
Apenas duas das quatro afirmativas estão corretas.
Duas das quatro afirmativas estão incorretas.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 estão corretas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...