A respeito da história da arquitetura e de seus marcos periodológicos, assinale a opção correta.
- A. A técnica arquitetônica do período medieval desenvolveu-se, principalmente, pela construção das catedrais, cuja monumentalidade e beleza de estilo gótico tornaram-se possíveis graças à invenção do arcobotante, construção que permitia a edificação das abóbodas ogivais no interior dos edifícios.
- B. Com uma visão de mundo inspirada ao mesmo tempo no Classicismo e no Humanismo, o período renascentista não apresentou avanços em relação à linguagem arquitetônica. Se, por um lado, o Humanismo fundamenta-se na concepção de que o homem é o principal inspirador e destinatário da arquitetura, por outro, o Classicismo firma-se na reprodução de estilos já suficientemente experimentados no período medieval.
- C. O monumento de Stonehenge, um dos principais registros históricos da arquitetura, é remanescente do período neolítico ou da pedra polida e localiza-se ao sul da Inglaterra, sendo integrado por menires, trílitos, dólmens e cromeleques, elementos formados por pedras na vertical sobre as quais são assentadas lajes.
- D. A arquitetura do Egito Antigo é marcada pela construção de mastabas, edifícios em forma de tronco de pirâmide construídos com tijolos de argila e palha, secos ao sol, que eram destinados a abrigar os restos mortais dos indivíduos mais ricos, como os primeiros faraós.
- E. Na chamada Antiguidade Clássica, o templo constitui expressão maior da arquitetura grega e a coluna, sua peculiaridade. As ordens dórica e coríntia são caracterizadas pelo emprego de motivos abstratos ou semiabstratos para simbolizar a vida orgânica, enquanto a ordem jônica é marcada pelo uso de ornamentos inspirados nas formas das folhas de acanto e de outras plantas.