Em um projeto de intervenção, o assistente social deve considerar as novas configurações da família, uma vez que os processos familiares são uma construção singular. De acordo com os pressupostos do serviço social a respeito da família, assinale a opção correta.
- A. A família monoparental é aquela formada por apenas um dos pais e sua prole; na maioria dos casos brasileiros, essas famílias são chefiadas por um homem.
- B. Família substituta é aquela oriunda da adoção temporária ou permanente e que, apesar da permissão da lei, não cria relações semelhantes àquelas de uma família legítima, uma vez que se constitui por pessoas naturalmente estranhas umas às outras.
- C. Família extensa, ou ampliada, é aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, e é formada por parentes próximos com os quais a criança ou o adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.
- D. A família anaparental é caracterizada pela convivência entre parentes dentro de um mesmo lar, unidos por algum grau de parentesco, com a presença de pais.
- E. A família homoafetiva é constituída por pessoas do mesmo sexo, desde que formalizada a união estável.