A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema. Os ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas. Sobre ergonomia é correto afirmar:
As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.
Ergonomicamente, o trabalho contínuo na posição em pé pode ser amenizado com o fornecimento, pelo empregador, de equipamentos de proteção individual, bem como de descanso para os pés.
Para se evitar a fadiga visual em ambientes de trabalho é necessário evitar excessivos contrastes, sem, no entanto, causar monotonia no ambiente. Visando facilitar a realização de tarefas em bancadas, pelos trabalhadores, a iluminação geral deve ser direta e distribuída conforme as estações de trabalho.
Normas de produção e ritmo de trabalho fazem parte da organização do trabalho dentro de uma empresa e não interferem na segurança e conforto da execução das tarefas pelos trabalhadores.
A altura ideal para a mesa de leitura é de 75cm medidos da superfície de trabalho até o piso.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...