O assistente social, ao ser chamado para realizar um trabalho com os assentados da reforma agrária e, ao embasar a sua prática profissional por meio da concepção de desenvolvimento sustentável, deverá ter como conceitos balizadores da sua ação o seguinte:
- A. a expansão do estilo de vida ocidental para os assentados, considerando que o padrão de consumo lá estabelecido será o garantidor de bem-estar para toda a humanidade.
- B. partirá da concepção econômica que combina a máxima posse de bens com crescimento econômico como forma de alcançar uma sociedade com inclusão social.
- C. incorporação dos custos ambientais, aproveitamento dos recursos naturais para satisfação das necessidades humanas, por meio da solidariedade entre as diferentes gerações e territórios.
- D. a visão de que as ações desenvolvidas no âmbito local não têm nenhum impacto e ligação com os problemas mais amplos da sociedade.
- E. direito do usufruto de todos os recursos que a terra propicia no momento, sem levar em consideração o desequilíbrio ecológico que possa ser ocasionado, pois a tecnologia sempre apresentará uma solução.