A percepção do ambiente se tornou um importante meio de análise utilizado por arquitetos e projetistas urbanos preocupados com a questão da comunicação do significado. Os princípios gerais da leitura da cidade por meio da semiologia urbana foram sintetizados também por Kevin Lynch. Ele
- A. sugere um processo de leitura da cidade como texto, que aplica um modelo linguístico do significado derivado das relações estruturadas entre os objetos na cidade.
- B. elege cinco elementos: caminho, limite, bairro, nodo e marcos como aspectos orientadores que tornam a cidade mais legível e a fazem funcionar como lugar.
- C. trata a cidade como um objeto que nasce do trabalho humano e como uma representação dos valores culturais.
- D. diz que a identidade humana pressupõe a identidade do lugar, por isso é importante que o ambiente possua uma estrutura espacial que facilite a orientação e que seja constituída de objetos concretos de identificação.
- E. afirma que o propósito da arquitetura é fornecer um ponto de apoio existencial que propicie uma orientação no espaço e uma identificação com o caráter específico do lugar.