Uma das ideias mais populares entre os planejadores urbanos da atualidade é o chamado marketing urbano, que se impõe cada vez mais como uma esfera específica e determinante do processo de planejamento e gestão de cidades. Esta linha de pensamento considera que
- A. a cidade precisa ser repensada e reconstruída, por meio de ações estratégicas de planejamento urbano, para atrair novos habitantes e melhorar a qualidade de vida daqueles que já moram lá.
- B. as grandes cidades são as multinacionais do século XXI, e os governos locais devem promover a cidade para o exterior, desenvolvendo uma imagem forte e positiva apoiada na oferta de infraestruturas e de serviços que exerçam a atração de investidores e visitantes.
- C. o planejamento urbano deve considerar o marketing como ferramenta para a democratização dos espaços da cidade, sobretudo aqueles em estado de deterioração, como estratégia de revitalização.
- D. o poder público deve ser substituído pela iniciativa privada, por meio de concessões, para realizar as obras de infraestrutura que as cidades necessitam, sem que haja desperdício do dinheiro público.
- E. a cidade é um espaço do encontro e confronto entre cidadãos, e, para que isso ocorra de maneira plena, os governantes devem realizar investimentos para todas as classes sociais, sobretudo àquelas historicamente menos favorecidas.