No programa Memória do Mundo desenvolvido pela UNESCO, a preservação é definida como, a soma das medidas necessárias para garantir a acessibilidade permanente para sempre do patrimônio documental. Assim, uma conservação preventiva é aquela que,
- A. integra todas as etapas diretas e indiretas, bem como as medidas que vão otimizar as condições ambiente, a preservação e o acesso ao objeto, de modo a prolongar o seu tempo de vida.
- B. Compreende as ações, que envolvendo o mínimo de intervenção técnica, são requeridas para prevenir uma deterioração ulterior do documento original.
- C. integra todas as etapas diretas e indiretas direcionadas para o prolongamento do tempo de vida dos objetos. Inclui uma boa gestão interna, purificação do ar, ar-condicionado, limpeza e monitoramento da coleção.
- D. integra todas as etapas diretas e indiretas, bem como intervenções realizadas no objeto de modo a prolongar o seu tempo de vida.
- E. integra todas as intervenções que visam o prolongamento do tempo de vida do objeto na sua forma perceptível, de acordo com as normas de estética e ética, mantendo a sua integridade histórica.