O assistente social conta com um projeto ético-político que direciona a sua ação profissional. Sobre o atual projeto, pode-se afirmar que
- A. se trata de um projeto específico da categoria profissional e dessa forma, desconectado de projetos societários e da dinâmica de qualquer outro projeto coletivo.
- B. emana da crítica radical da sociedade do capital, que produz e reproduz a miséria, ao mesmo tempo em que exibe também uma crítica aos movimentos sociais brasileiros que se utilizam da forma de ocupação de espaços públicos e/ou privados como modo de manifestação.
- C. tem como parâmetro a sintonia com as tendências teórico-críticas do pensamento social que reafirma as posturas teóricas conservadoras, relacionadas ao pressuposto do desenvolvimentismo social.
- D. valoriza o voluntarismo político-profissional em que a boa vontade e o ideal para transformar a realidade constituem-se como elementos fundamentais que fornecem o insumo necessário para o enfrentamento das mazelas sociais.
- E. possui como valor ético central a liberdade concebida historicamente, como possibilidade de escolher entre alternativas concretas; daí um compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais.