O Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil, denominado Memórias Reveladas, foi institucionalizado pela Casa Civil da Presidência da República e implantado no Arquivo Nacional com a finalidade de reunir informações sobre os fatos da história política recente do País. Tem como um de seus objetivos pôr à disposição da sociedade os arquivos sobre o período entre as décadas de 1960 e 1980 e as lutas de resistência à ditadura militar. Por meio dessa iniciativa, pode-se observar:
- A. o afastamento de condutas democráticas por meio da iniciativa de abertura aos arquivos do período do regime militar, oferecendo múltiplos acessos aos conjuntos documentais.
- B. a criação de condições para o aprimoramento da democratização do Estado e da sociedade, por meio dos arquivos, possibilitando o acesso às informações sobre os fatos políticos do país.
- C. a informatização dos arquivos públicos, cujo efeito retardaria o processo de circulação de informações arquivísticas sobre o período do regime militar no Brasil.
- D. a escassez de informações comprobatórias que acentuem ações antidemocráticas de cerceamento de liberdades políticas e individuais dos cidadãos, revelando prisões ilícitas e crime contra o patrimônio público.
- E. a precarização dos serviços de informação oferecidos pelos arquivos públicos para atendimento ao cidadão, o que acentua investimentos insuficientes por parte do governo federal.