As diretrizes traçadas pela legislação vigente têm orientado as administrações públicas brasileiras a formularem políticas de arquivo e gestão documental. Sobre esse assunto, é correto afirmar que
- A. os arquivos passaram a desempenhar uma função social cada vez menos importante, principalmente pela falta de efetividade de princípios constitucionais como, por exemplo, transparência, responsabilidade e acesso à informação.
- B. atualmente as interfaces entre políticas de arquivo, efetivação da democracia e modernização da gestão pública não são mais ignoradas, uma vez que arquivos e documentos em geral não se encontram mais associados a atrasos e procedimentos burocráticos.
- C. as tecnologias da informação são, cada vez mais, importantes aliadas na busca da eficiência organizacional, mas não se pode esquecer que sua origem se encontra nos arquivos.
- D. um sistema informatizado bem elaborado e com as melhores técnicas utilizadas em seu desenvolvimento dará conta da gestão, preservação e segurança do sistema, sem deixar de lado o motivo de sua existência: o acesso às informações.
- E. no mundo contemporâneo, as administrações públicas não produzem mais documentos em suportes convencionais, por isso faz-se necessário repensar as funções classificação, avaliação e descrição.