No que concerne ao planejamento de uma política de descrição, na concepção de Heloísa Bellotto, assinale a opção correta.
Os instrumentos de pesquisa produzidos nas entidades arquivísticas somente devem ser disponibilizados ao público interno, pois podem conter informações que devem permanecer restritas a determinada instituição.
O arquivo deve ter um instrumento de pesquisa auxiliar, com informações acerca da instituição e dos seus fundos documentais. Os demais instrumentos não devem, portanto, repetir tais informações.
Quando todos os núcleos documentais estiverem em condições semelhantes, deve-se dar preferência, para iniciar o trabalho de descrição, àquele fundo mais procurado por seu valor intrínseco ou interesse público.
É obrigatória a elaboração de instrumentos de busca para o principal fundo documental guardado pela instituição, sendo opcional tal elaboração nos demais conjuntos.
Se o principal fundo guardado por um arquivo for muito relevante do ponto de vista do interesse público, deve-se investir na elaboração de instrumentos detalhados para todas as séries documentais que o compõem, mesmo que outros fundos ainda não tenham sido, sumariamente, descritos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...