A questão social é uma nominação surgida no século XIX, a partir das manifestações de miséria e pobreza provenientes da exploração das sociedades capitalistas com o desenvolvimento da industrialização. (SERRA, R.M.S., 2000). Sobre a compreensão da questão social hoje, diante das profundas transformações societárias no mundo do trabalho, analise as afirmativas abaixo:
I A questão social é relacionada diretamente ao modo de produção capitalista, no bojo do processo de industrialização e do surgimento do operariado e da burguesia industrial.
II No capitalismo monopolista, a questão social era tratada com ações coercitivas pelo Estado, à medida que a força de trabalho respondia às refrações daquele mediante a organização e mobilização para o alcance de seus direitos sociais. Ou seja, era uma questão de polícia e não de política.
III Com o advento do capitalismo concorrencial a questão social tornou-se objeto de respostas institucionais por meio de políticas sociais como um mecanismo básico para a reprodução social da força de trabalho e de legitimidade das elites.
IV Pode-se considerar que o núcleo da questão social, no final do século XX, advém da desestabilização da condição de trabalho. Ou seja, uma sociedade atingida pelo desemprego e pela precarização do emprego é uma sociedade em estado de risco social, uma ameaça à integração social que advém da condição de estabilidade que o trabalho acarreta.
V O enfrentamento dos efeitos sociais do novo processo de reestruturação produtiva supõe mecanismos de ordens: econômica, ídeopolítica, sociocultural e institucional.
Estão corretas as alternativas:
I , lI e III.
I, lll e IV.
II, lV e V.
I, IV e V.
I, ll, Ill, IV e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...