Serviço Social - Serviço Social e a Família - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2013
Segundo SARTI (2010), a concepção de família vem sofrendo mudanças nas últimas décadas. Essas mudanças estão especialmente relacionadas com o impacto do desenvolvimento tecnológico em reprodução humana, que abalaram um modelo idealizado existente, ampliando as possibilidades de atuação da mulher no mundo social. Porém, conforme (BAPTISTA, 2010) a organização familiar ainda atua como ressonância, vítima e reprodutora do sistema e cultura, sendo necessário organizar o trabalho social com famílias de forma a garantir uma reflexão sobre os processos culturais básicos que podem tanto contribuir para mudanças como enraizar procedimentos. Sobre essa temática, marque a alternativa incorreta:
A Constituição Federal de 1988 instituiu alterações no que se refere à família, entre elas: a quebra da chefia conjugal masculina, tornando a sociedade conjugal compartilhada em direitos e deveres pelo homem e pela mulher; e, o fim da diferenciação entre filhos legítimos e ilegítimos.
A família monoparental ganhou visibilidade no decorrer dos anos. Porém, ainda não há reconhecimento dessas famílias na legislação brasileira.
Trabalhar com famílias requer a abertura para uma escuta, a fim de localizar os pontos de vulnerabilidade, mas também os recursos disponíveis.
O trabalho com famílias deve ser algo sistemático, processual e contínuo.
São vários os enfoques pedagógicos no trabalho social com famílias, entre eles: aquele que reconhece que todas as pessoas são capazes de produzir conhecimento; o conhecimento e a informação são instrumentos necessários à modificação da realidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...