Iamamoto (2001) diz que ao falar sobre a prática profissional usualmente tem-se em mente o que o assistente social faz, ou seja, o conjunto de atividades que são desempenhadas pelo profissional. A leitura predominante é de que a prática profissional não deve ser considerada de maneira isolada, mas em seus condicionantes, sejam eles internos que dependem do desempenho do profissional ou externos determinados pelas circunstâncias sociais nas quais se realiza a prática do assistente social. Sobre esse debate, marque a alternativa incorreta:
A prática profissional é vista como a atividade do assistente social na relação com o usuário, os empregadores e os demais profissionais. Mas, como esta atividade é socialmente determinada, consideram-se também as condições sociais nas quais se realiza, distintas da prática e a ela externas, ainda que nela interfiram.
O assistente social, em função de sua qualificação profissional, dispõe de uma relativa autonomia teórica, técnica e ético-política na condução de suas atividades.
Os assistentes sociais são proprietários de força de trabalho qualificada, dispondo, de todos os meios e condições necessários para a efetivação de seu trabalho.
A relação do exercício profissional com a instituição; os recursos orçamentários para os programas sociais, as políticas sociais atinentes ao campo de trabalho, a questão social, não são componentes externos ao trabalho profissional, pois contribuem para moldá-lo tanto material quanto socialmente.
A matéria-prima do trabalho do assistente social encontra-se no âmbito da questão social em suas múltiplas manifestações, tal como vivenciadas pelos indivíduos sociais em suas relações sociais quotidianas, às quais respondem com ações, pensamentos e sentimentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...