Antunes (2005) refere-se à nova morfologia do trabalho afirmando que essa deve ser compreendida a partir do (novo) caráter multifacetado do trabalho. Nessa linha, é correto afirmar, quanto à classe trabalhadora, que
- A. dada à tendência de desaparecimento gradual e consequente desconstrução da categoria trabalho, que acarretará o fim das possibilidades das ações humanas desencadeadas a partir do trabalho social, alterando significativamente a morfologia do trabalho.
- B. incorpora também o conjunto dos trabalhadores improdutivos, cujas formas de trabalho são executadas por meio da realização de serviços, seja para uso público, como os serviços públicos tradicionais, seja para uso privado, para uso do capital, não se constituindo, por isso, como elemento direto no processo de valorização do capital e criação de mais-valia.
- C. compreende somente os trabalhadores manuais diretos, que vendem sua força de trabalho como mercadoria em troca de salário.
- D. os trabalhadores desempregados não podem ser considerados nessa categoria.
- E. os pequenos empresários urbanos e rurais, mesmo sendo proprietários dos meios de sua produção, podem ser considerados nessa categoria, pela configuração de pequeno proprietário e porque tem sido importantes aliados na garantia de determinados direitos sociais.