Soares (2003), ao se referir ao processo de globalização neoliberal, afirma que nos anos de 1985 a 1995, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo, em sua maioria mulheres, viviam em condições inaceitáveis de pobreza. Nesse processo de feminização da pobreza, é correto afirmar:
- A. Os fatores culturais e a rigidez das funções que a sociedade designa às mulheres e seu limitado acesso ao poder, à educação, à capacitação e aos recursos produtivos são os grandes causadores da feminização da pobreza, ficando os fatores econômicos como causa secundária.
- B. Adotou-se a abordagem das causas estruturais da pobreza nas análises econômicas e na realização do planejamento como forma de enfrentamento a esse processo de feminização.
- C. A falta de acesso às formas de planejamento familiar contribuiu para que a pobreza chegasse a limites indescritíveis, alcançando em especial as mulheres.
- D. Os programas de ajuste estrutural não se conceberam de modo a que os efeitos negativos para os grupos vulneráveis e desfavorecidos ou as mulheres se reduzissem ao máximo, nem com vistas a favorecer esses grupos e tratar de evitar que ficassem à margem das atividades sociais e econômicas.
- E. Houve a introdução da perspectiva de gênero, como categoria analítica em todas as avaliações econômicas e no planejamento econômico.