A. A principal funcionalidade do SIGAD é a capacidade de reconhecer, sistematizar e registrar informações sobre arquivos, com vistas, obrigatoriamente, ao controle físico e intelectual e à automação de fluxos de trabalho.
B. A implementação do SIGAD depende, fundamentalmente, da estruturação do sistema a partir de um determinado conjunto de softwares integrados, processados por computador, em substituição ao programa convencional de gestão arquivística de documentos.
C. Para conferir credibilidade à produção e à manutenção de documentos arquivísticos, o SIGAD estrutura-se em rotinas e métodos de arquivamento compatíveis entre si, que permitem controlar os documentos por meio de registros, listagens, repertórios, índices e planos de arquivamento.
D. Entre os requisitos que caracterizam um SIGAD está a gestão dos documentos a partir do plano de classificação, para que seja mantida a relação orgânica entre os documentos e garantida a confiabilidade, a autenticidade e o acesso, ao longo do tempo, aos documentos arquivísticos.
E. O SIGAD especifica todas as atividades e operações técnicas da gestão arquivística de documentos, exclusivamente para sistemas de gerenciamento de documentos digitais.