Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2006
A respeito das propriedades dos compostos que constituem a estrutura do papel, é correto afirmar que:
a celulose é o principal componente de matéria fibrosa que constitui a estrutura do papel. É um polímero linear à base de amido. É sintetizada pelos vegetais pelo processo de fotossíntese (reação química entre dióxido de carbono e água, na presença de clorofila e luz).
a lignina é um polímero natural, amorfo e de composição química complexa, que confere fragilidade às fibras de celulose. Devido à sua reatividade, pode se tornar fortemente colorida, o que explica o progressivo amarelecimento dos papéis.
hemilcelulose são polímeros de glicose constituídos por cadeias de moléculas longas e ramificadas. São responsáveis por diversas propriedades de pastas celulósicas.
a celulose não é solúvel em água. É essa propriedade que confere resistência ao papel quando submetido a qualquer tratamento com água e permite a separação da lignina, que se dissolve com o calor em solução de soda cáustica ou bissulfeto de cálcio.
os aditivos são materiais que, adicionados em pequenas quantidades, conferem determinadas características aos papéis. Fazem parte dos aditivos as cargas destinadas a dar transparência, lisura e printabilidade aos papéis e os agentes de colagem que atuam como aglomerantes das fibras e podem ter natureza ácida ou natureza alcalina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...