Conforme as Diretrizes Curriculares do Curso de Serviço Social formuladas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (1996), o assistente social convive diariamente com as mais amplas expressões da questão social. O assistente confronta-se com as manifestações mais dramáticas dos processos sociais ao nível dos indivíduos sociais, seja em sua vida individual, seja em sua vida coletiva. Sobre as mediações entre a questão social e o Serviço Social, segundo a perspectiva que embasa o projeto ético-politico profissional hegemônico na atualidade é correto afirmar que:
- A. O Serviço Social surge no marco do capitalismo monopolista, quando as expressões da questão social tornaram-se objeto de uma intervenção contínua e sistemática por parte da profissão.
- B. Com a crise da sociedade salarial ocorre a desagregação e a função integradora do trabalho é questionada. Neste contexto surge a nova questão social fruto do enfraquecimento da sociedade salarial.
- C. Verifica-se na atualidade uma progressiva mercantilização do atendimento às necessidades sociais, decorrente da privatização das políticas sociais. Neste quadro os serviços sociais viabilizam os direitos sociais inscritos no circuito da compra e venda de mercadorias.
- D. O tratamento analítico atribuído à questão social não se identifica com a situação social problema ou com os problemas sociais, em que o complexo de suas causalidades sociais é deslocado para o indivíduo isolado, responsabilizado e culpabilizado pelas carências humanas.