Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Arquivo é o conjunto de documentos que, independentemente da natureza ou do suporte, são reunidos por acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas. Esse é o conceito adotado pela Associação de Arquivistas Brasileiros.
Considerando o contexto dessa definição, é correto afirmar que:
Arquivos Correntes também conhecidos como Semiativos são conjuntos de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos, cujo acesso é liberado ao público.
Arquivos Intermediários também conhecidos como Ativos são os que aguardam em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final; são muito usados pela administração.
Arquivos Permanentes - também conhecidos como Ativos - são os conjuntos documentais custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor, sendo seu acesso restrito à administração.
Tipo de documento é a configuração que assume um documento de acordo com a atividade que a gerou e espécie é a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas.
Gênero é a configuração física de um suporte de acordo com a sua natureza e o modo como foi confeccionado e formato é a configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizados na comunicação de seu conteúdo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...