A. devem expressar seus objetivos intrínsecos, dar suporte aos conteúdos e visar ao alcance dos resultados traçados. A linguagem utilizada deve ser geral, informal e atender ao público de todas as faixas etárias e níveis de educação.
B. não devem utilizar diferentes mídias, pois os conteúdos ficam desarticulados e perdem a coesão. Na mídia escolhida, a apresentação gráfica deve ser atrativa e motivar o educando.
C. buscam, para ambientes virtuais, imitar a sala de aula presencial, com a grande vantagem de o aluno se isolar e aprender sem interagir com os colegas.
D. são uma forma de orientar o aprendiz em um universo de possibilidades e estimulá-lo a retornar ao ambiente de estudos. Deve revelar a metodologia implícita no processo de elaboração e fornecer um roteiro com muitas opções de atividades.
E. são produzidos por professores com experiência em educação presencial. Para ambientes virtuais de aprendizagem, basta fazer uma adaptação, uma vez que a produção de material didático EAD é, geralmente, uma tarefa simples e de rápida execução.