Grandes redes de comunicação dominam o mercado de produção audiovisual em todo o mundo, inclusive no Brasil. Sobre a demanda de maior inserção social dos cidadãos no processo de produção e democratização da informação é INCORRETO afirmar:
- A. A antropologia visual é uma ciência que utiliza os suportes da fotografia, do cinema e do vídeo como documentos visuais para pesquisadores na área da antropologia.
- B. O acesso à produção audiovisual deve atingir as classes menos privilegiadas e possibilitar a autorepresentação de grupos minoritários, como negros, índios e homossexuais. Os canais comunitários facilitam essa realização.
- C. Uma maneira de inserir as classes menos favorecidas no sistema de produção de comunicação audiovisual é contar com a ajuda de grandes redes de televisão para realizarem reportagens sobre estes grupos desfavorecidos. Essas emissoras realizam e divulgam o dia-a-dia das comunidades e, assim, elas se tornam auto-representadas e saem da exclusão.
- D. O ensino da produção audiovisual deve ser feito junto a comunidades que não têm acesso à formação técnica e teórica para que elas possam manusear e utilizar, com seu próprio olhar ideológico, os meios de produção de imagens. No Brasil, programas de inclusão têm sido realizados com índios e pequenas comunidades rurais.