Para Brian Dougherty, autor do livro Design Gráfico Sustentável, como profissionais da área do design, podemos pensar que fazemos parte do ramo da tipografia e da imagem, mas o nosso consumo de fibra também torna os designers gráficos os principais protagonistas na indústria de produtos florestais. Desta maneira, nossas escolhas têm um impacto no desflorestamento, na extinção de espécies, no aquecimento global e em outras questões ambientais. O autor defende, ainda, que podem ser adotadas algumas práticas para minimizar esses impactos. Assinale, entre as opções apresentadas, a que contém três exemplos de práticas sustentáveis.
- A. Calcular o formato dos impressos considerando o mínimo de perda de papel; usar fibra virgem sustentável; evitar o uso de recursos pós-impressão (por exemplo: verniz de alto brilho, laminação).
- B. Usar fibras alternativas, como algodão, bambu e linho; imprimir em altas tiragens; evitar o uso de facas especiais para corte de impressos.
- C. Usar fibra reciclada pós-consumo; evitar o uso de recursos pós-impressão (por exemplo: verniz de alto brilho, laminação); imprimir em altas tiragens.
- D. Usar fibra virgem sustentável; optar sempre pelo uso de papéis brancos; utilizar recursos pós-impressão (por exemplo: verniz de alto brilho, laminação).
- E. Calcular o formato dos impressos considerando o mínimo de perda de papel; utilizar encadernação grampo-canoa; utilizar sempre papéis em alta gramatura (maior que 150g/m²).