A partir da década de 1940, desenvolveu-se no Rio de Janeiro e, em seguida, em outras cidades brasileiras, uma orientação em arte educação, cujo trabalho se concretizou na EAB Escolinha de Arte do Brasil. A EAB foi
- A. uma experiência pioneira extraescola, que se desenvolveu em várias capitais do país, como espaço de educação formal e estética da criança, cujos trabalhos finais eram selecionados para participar de concursos nacionais.
- B. uma iniciativa de artistas e pedagogos críticos do novo expressionismo como orientação teórica prevalecente em arte educação no pós-segunda guerra, propondo, em seu lugar, um ensino de arte voltado para a consciência social.
- C. um espaço onde se realizavam atividades voltadas para a liberação da criança por meio de técnicas de arte, como o desenho e a pintura, de modo a estimulá-la a ter um comportamento mais criativo e harmonioso.
- D. um local voltado tanto para o acolhimento de crianças e sua orientação artística, por meio de várias técnicas de desenho, quanto para a qualificação de professores de Educação Artística, visando formar mão de obra para as escolas secundárias.
- E. uma instituição representativa de artistas, estudantes de arte, psicólogos e pedagogos, unidos com o objetivo de ocupar museus e galerias de arte para tornar públicas as bases do movimento da educação pela arte.