A Proposta Triangular foi intensamente pesquisada entre 1987 e 1993 no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, quando Ana Mae Barbosa esteve à frente de um programa de arte educação naquela instituição.
Essa abordagem
- A. propõe a análise e a apreciação artística como um jogo de perguntas e respostas, que fragmentam o olhar, a partir de uma listagem de questões para analisar a obra de arte
- B. combina trabalho prático com história da arte e leitura de obras de arte, considerando que, nessa última, a metodologia utilizada é variada, podendo ser, por exemplo, estética, semiológica ou iconológica.
- C. constrói uma metalinguagem da imagem, de modo a isolar as condições de emergência da obra de arte e, assim, decodificar seus elementos autônomos de significação.
- D. enfatiza a história da arte, a crítica e a estética, como conhecimentos necessários ao juízo e à interpretação, que antecedem e orientam o fazer artístico.
- E. analisa imagens e artefatos, mediante uso de vocabulário apropriado, para identificar como as ideias, os sentimentos e os significados são articulados em diferentes estilos e tradições, ao longo do tempo.