Em uma atividade voltada para a apreciação e leitura de imagens, o docente opta pelo caminho da intertextualidade para aguçar a percepção dos alunos e sensibilizá-los.
As opções a seguir apresentam características do processo de análise intertextual das imagens, à exceção de uma. Assinale-a.
- A. A análise intertextual apresenta aos alunos obras diferentes em diálogo recíproco, para que aprendam a reconhecer o que é belo e o que não é belo.
- B. o preparo dos alunos para ler imagens produzidas por artistas significa igualmente prepará-los para ler as imagens que os cercam.
- C. a análise intertextual de imagens mostra que a percepção é sempre informada, sendo oportuno desenvolver habilidades para descobrir as questões que uma obra de arte revela.
- D. o aprendizado artístico se apoia na ideia de mimese entendida no sentido grego da procura pela similaridade, e não como cópia ou reprodução fidedigna do original.
- E. o procedimento adotado sensibiliza a percepção estética do aluno, contribuindo para sua alfabetização estética a partir da abordagem triangular.