A cultura visual contemporânea, atualmente, desafia nosso próprio conceito de ensino e aprendizagem, assim como desafia também os sentidos e as definições da própria arte. A linguagem visual transmite ideias e sensações através de símbolos que causam um maior impacto e efeito no observador do que a linguagem conceitual (oral e escrita) em alguns momentos. Observe a imagem
A imagem representa o(a)(as)
- A. Pontilhismo, que foi uma técnica inovadora de pintura desenvolvida pelo artista francês Georges Seurat no final do séc. XIX, que tinha como proposta formar a imagem através de minúsculos pontos de cores pincelados na tela de maneira que, quando as pessoas observassem, à distância correta, misturassem os milhares de pontos formando a imagem.
- B. Linhas que, quando agrupamos os pontos muito próximos, em uma sequência ordenada uns após os outros e de mesmo tamanho, causam à visão uma ilusão de direcionamento e acabamos visualizando-os como uma linha.
- C. Futurismo: a visão humana é dinâmica, observa tudo, por isso, seu trabalho não podia ser estático, tinha de mostrar todos os espaços e formas ao mesmo tempo.
- D. Cubismo, estilo que variava entre a arte figurativa e a abstrata, já que parecia desmontar e remontar os objetos de maneira que todos os seus lados fossem vistos em um só instante.
- E. Dimensão que trabalha em conjunto com a linha e com a forma para iludir o nosso olhar criando um efeito tridimensional na imagem, que está numa superfície bidimensional, uma folha de papel, por exemplo.