Um bureau responsável pela edição de livros didáticos fez a produção de um mapa em que um país da América do Sul aparecia duas vezes. Apesar das críticas publicadas na imprensa sobre a qualidade pedagógica do livro, o erro pode ser atribuído a um descuido do bureau porque
- A. no Photoshop é comum a utilização de layers para os textos em uma imagem. Na operação de cópia e cola de um dos layers com o nome do país, o produtor provavelmente se esqueceu de alterar e o erro não foi visto na revisão.
- B. no PowerPoint, programa para criação de composições deste tipo, o corretor automático induz a formação de palavras já escritas anteriormente, que pode ter feito o nome do país aparecer duas vezes.
- C. o corretor automático do Corel Draw traz palavras já escritas anteriormente o que induziu a aparecer duas vezes o nome do país e o erro não foi percebido pela revisão.
- D. as palavras são coladas em um fotolito a parte depois da produção da arte do mapa e, provavelmente, o nome do país foi colado duas vezes por engano e o erro não foi visto na revisão.
- E. depois da produção da primeira arte em gráfica não é mais possível alterar a edição de imagens, pois elas são feitas em arquivos fechados no Photoshop e mesmo que a revisão tenha percebido o erro, ele não pôde ser corrigido.