Na avaliação de uma política social, na perspectiva hegemônica do Serviço Social, é fundamental reconhecer seu papel imprescindível na consolidação do Estado democrático de direito. Para exercer essa função, como seu objetivo primeiro, as políticas sociais devem ser entendidas e avaliadas como um conjunto de programas, projetos e ações que devem universalizar direitos. Nessa direção,
- A. toda e qualquer avaliação de políticas sociais deve ter clareza quanto às técnicas e procedimentos para a aferição da efetividade, eficácia e eficiência de planos, programas e projetos sociais.
- B. toda e qualquer avaliação de políticas sociais deve se sobrepor à mera composição de técnicas e instrumentos e se situar no âmbito da identificação da concepção de Estado e de política social que determina seu resultado.
- C. a avaliação de uma política social exige que se aprecie, se estime e se meça sua grandeza, intensidade e dimensão diante da situação a que se destina, estabelecendo relações de causa e efeito.
- D. a avaliação de uma política social exige o estabelecimento de etapas em que se identifique a situação, se estabeleçam objetivos compatíveis à sua grandeza e se definam decisões a serem tomadas. Em síntese, que se deixe claro o início, meio e fim de uma política social.