"Apenas um ensino criador, que favoreça a integração entre a aprendizagem racional e estética dos alunos, poderá contribuir para o exercício conjunto complementar da razão e sonho, no qual conhecer é também maravilhar-se, divertir- se, brincar com o desconhecido, arriscar hipóteses ousadas, trabalhar duro, esforçar-se com descobertas. Com o objetivo de relacionar a arte com a formação dos alunos do ensino fundamental, serão apresentadas algumas características do fenômeno artístico."
(PCN-Arte, 1997)
Com relação ao conhecimento artístico como produção e fruição, é INCORRETA a alternativa.
A obra de arte situa-se no ponto de encontro entre o particular e o universal da experiência humana.
A obra de arte revela para o artista e para o espectador uma possibilidade de existência e comunicação, além da realidade de fatos e relações habitualmente conhecidos.
A forma artística fala por si mesma, independente e vai além do artista.
A percepção estética não interfere na comunicação artística.
A personalidade é ingrediente que se transforma em gesto criador, fazendo parte da substância mesma da obra.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...