O Serviço Social brasileiro reconhece a educação como direito humano-universal e elemento imprescindível na construção de uma sociedade justa e igualitária, inclusive nas disputas sociais e históricas que determinam os avanços e retrocessos no processo de humanização. Na direção assinalada, a inserção dos Assistentes Sociais nessa política
- A. pressupõe referência a uma concepção de educação emancipadora, que possibilite aos indivíduos sociais o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades como gênero humano.
- B. deve garantir a qualidade da educação escolarizada contribuindo para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e da apreensão dos conteúdos formativos a partir da pedagogia das competências.
- C. investe e se envolve nos processos educacionais de valorização e reconhecimento do protagonismo dos sujeitos sociais, favorecendo o empreendedorismo com vista à sua empregabilidade futura.
- D. desenvolve ações que incidem sobre a ampliação das possibilidades de escolarização e a operacionalização técnica de programas assistenciais garantindo uma educação inclusiva e cidadã.