"A música sempre esteve associada às tradições e às culturas de cada época. Atualmente, o desenvolvimento tecnológico aplicado às comunicações vem modificando consideravelmente as referências musicais das sociedades pela possibilidade de uma escuta simultânea de toda produção mundial por meio de disco, fitas, rádio, televisão, computador, jogos eletrônicos, cinema, publicidade, etc. Qualquer proposta de ensino que considere essa diversidade precisa abrir espaço para o aluno trazer música para sala de aula, acolhendo-a, contextualizando-a e oferecendo acesso a obras que possam ser significativas para o seu desenvolvimento pessoal e atividades de apreciação e produção. A diversidade permite ao aluno a construção de hipóteses sobre o lugar de cada obra no patrimônio musical da humanidade, aprimorando sua condição de avaliar a qualidade das próprias produções e dos outros." (PCN-Arte, 1997)
Assinale a única alternativa INCORRETA com relação ao ensino da música.
O processo de criação de uma composição é conduzido pela intenção do compositor a partir de um projeto musical. Ele pode compor pela combinação com outras linguagens, como acontece na canção, na trilha sonora para cinema, no jingle para publicidade, na música para dança ou rituais.
As improvisações situam-se entre as composições e as interpretações. São momentos de composição coincidindo com momentos de interpretação.
Nas produções em sala de aula, não é importante compreender claramente a diferença entre composição e interpretação.
A canção oferece ainda a possibilidade de contato com toda a riqueza e profusão de ritmos do Brasil e do mundo, que nela se manifestam, principalmente por meio de um dos seus elementos: o arranjo de base.
Para que a atividade da música possa ser fundamental na formação de cidadãos, é necessário que todos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvintes, intérpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula.
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