As práticas educativas surgem de mobilizações sociais, pedagógicas e filosóficas e, no caso das artes, também artísticas e estéticas. No Brasil, importantes movimentos culturais atuaram na inter-relação quanto à formação dos professores em arte-educação. Estas visões humanísticas, (decorrentes da criação da Escola de Belas Artes do RJ e a presença da missão Francesa, no séc. XIX e, no século seguinte, da criação das universidades e Semana de Arte de 1922), foram profundamente marcadas nas tendências tradicionalista e escolanovista. Com relação às práticas educacionais no período tradicionalista e escolanovista, assinale a alternativa INCORRETA.
Há preocupação, por parte dos arte-educadores, em trabalhar o "Fazer Artístico" em consonância com a "História da Arte" e a "Contextualização da obra-de-arte".
Na escola tradicional, valorizavam-se as habilidades manuais, 'os dons artísticos', os hábitos de organização e precisão
Os professores trabalhavam com exercícios e modelos convencionais selecionados por eles em manuais e livros didáticos. O ensino de Arte era voltado para o domínio técnico.
A disciplina Desenho, apresentada sob a forma de Desenho Geométrico, Desenho do Natural e Desenho Pedagógico era considerada mais por seu aspecto funcional do que uma experiência em arte.
Na primeira metade do século XX, as disciplinas Desenho, Trabalhos Manuais e Canto Orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias, concentrando-se o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das culturas dominantes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...