Ana Mae Barbosa, no seu livro 'Arte-Educação: leitura do subsolo', reproduz um texto de Vincent Lanier, (Devolvendo a Arte à Arte-Educação), no qual o autor, entre outras proposições, assim se expressa: "Não é necessária uma descrição do conjunto das idéias atualmente defendidas pelos arte-educadores. A maioria de nós conhece os diferentes conceitos que estão por aí. Lemos e relemos sobre criatividade, aptidão visual, arte-terapia, desenvolvimento intelectual, comunicação, atividades de lazer, design ambiental, treinamento profissional e educação estética, para nomear alguns"
(VINCENT LANIER in: BARBOSA, ANA MAE, 1997).
Leia e assinale a alternativa destoante em relação à crítica que o autor faz em relação à amplitude de ações imputadas à arte-educação.
A maioria das idéias que em arte visam fornecer uma direção curricular para a área não reflete as contribuições específicas da arte-educação.
A influência da Psicologia Behaviorista e, em menor grau, da Sociologia e da Antropologia, dirigiram a atenção dos arte- educadores para referências sociais não artísticas
A experiência em arte é meramente um meio para algum fim meritório, importante não por si mesma, mas como veículo.
A arte deve ser um meio de clarificar os modos pelos quais o mundo social, econômico e político atuam e como isso pode ser incrementado
A postura de professores de arte, cuja principal referência deveria ser o domínio dos procedimentos estético-visuais, objetiva, em resumo, devolver à Arte à arte-educação.
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