Questão número 242165

O ensino da Arte na escola faz todo o sentido, pois a escola é um espaço ímpar de construção cultural. A educação escolar constitui-se por duas matrizes culturais: cultura escolar (currículo, programas oficiais) e cultura da escola (currículo oculto, constituído nas relações), e, conforme Strazzacappa (2008, p. 77), “A arte é uma produção cultural”. Portanto, como disciplina escolar, tem sua composição plenamente integrada ao âmbito da escola. De acordo com o exposto, marque a opção INCORRETA.

  • A. O ensino da arte é fator contribuinte na formação integral do cidadão. A criação é fator primordial na construção do conhecimento em arte e da sensibilidade. Neste processo educativo, o professor de arte é um elemento mediador entre a arte e o estudante, independente da faixa etária deste.
  • B. O ensino da arte busca, antes de qualquer coisa, a constituição de um ser humano sensível, formado em integralidade para compartilhar com o outro um pouco de si e do conhecimento estético e artístico que compõe sua formação e cultura.
  • C. A arte é a representação do mundo cultural com significado, imaginação; é interpretação, é conhecimento do mundo; é expressão de sentimentos, da energia interna, da efusão que se expressa, que se manifesta, que se simboliza, é fruição.
  • D. A arte é conhecimento elaborado historicamente que traz consigo uma visão de mundo, um olhar crítico e sensível, implicado de contexto histórico, cultural, político, social e econômico de cada época.
  • E. O ensino da arte é fator contribuinte na formação parcial do cidadão. A criação é fator secundário na construção do conhecimento em arte e da sensibilidade. Neste processo educativo, o professor de arte é um elemento irrelevante entre a arte e o estudante, independente da faixa etária deste.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...