No início da década de 1990, a Proposta Triangular, que ficou conhecida inicialmente como metodologia triangular proposta por Barbosa, disseminou-se por todo o país e ganhou adeptos entre os professores da então denominada Educação Artística que passaram a trabalhar não só com a produção artística, mas, no ensino, a partir de três ações: leitura de imagem, produção e contextualização. Observe a imagem a seguir.
É CORRETO afirmar que a Proposta Triangular
- A. surgiu da adaptação de um método de ensino, o qual se baseava unicamente no ensino da cultura local, nacional e na expressão individual.
- B. é tradicional, porém interacionista, por articular arte como expressão e como cultura na sala de aula. Não é todo conteúdo que pode ser interpretado e operacionalizado por ela.
- C. não apresenta uma sequência metodológica, ora pode-se trabalhar leitura de imagens e partir para a contextualização ou para a produção artística, ocorrendo o mesmo com os demais eixos, não sendo uma metodologia estática.
- D. parte unicamente da codificação da imagem, da contextualização e da criação (fazer artístico).
- E. apresenta-se em uma sequência metodológica: trabalhar leitura de imagens e partir para a contextualização ou para a produção artística, ocorrendo o mesmo com os demais eixos, sendo uma metodologia estática.