Os critérios adotados para a seleção de conteúdo, tendo em conta os três eixos como articuladores do processo de ensino e aprendizagem, acredita-se que, para a seleção e a ordenação dos conteúdos gerais de Artes Visuais, Música, Teatro e Dança por ciclo, é preciso considerar os seguintes critérios a seguir. Conteúdos compatíveis com as possibilidades de aprendizagem do aluno são:
- A. valorização do ensino de conteúdos básicos de arte necessários à formação profissional; Manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas, incluindo a contemporaneidade; Especificidades do conhecimento e da ação artística.
- B. valorização do ensino de conteúdos básicos de arte necessários à formação do cidadão, desconsiderando manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas, incluindo a contemporaneidade; Especificidades do conhecimento e da ação artística.
- C. valorização do ensino de conteúdos básicos de arte necessários à formação do cidadão, considerando, ao longo dos ciclos de escolaridade, manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas, incluindo a contemporaneidade; Especificidades do conhecimento e da ação artística.
- D. desconsiderar os conteúdos básicos de arte necessários à formação do cidadão, reconhecendo as ações para sua atuação apenas profissional, porém incluindo as manifestações artísticas de povos e culturas de diferentes épocas.
- E. valorização do ensino de conteúdos básicos de arte necessários à formação do cidadão, considerando, da escolaridade, manifestações artísticas culturais apenas contemporâneas com valorização das especificidades do conhecimento e da ação artística.