Educação estética significa falar sobre construção da subjetividade, em construção da ordem social por prática hegemônica. A estética é parte integrante do real, da lógica, da construção do desenvolvimento das práticas exercidas pelos sujeitos, sendo que subjetividade e estética se coligam em sua totalidade, comungam no campo ideológico, dispensam a neutralidade, assumem sua produção e ou reprodução cultural e social. Em relação à educação artística e à educação estética, é INCORRETO afirmar que o(a)(as)
- A. possibilidade de pensar, agir, interagir e intervir por meio de imagens as condições estruturais e estruturadoras para se construírem formas de aprendizagem, conhecimento, comunicação que sejam intrínsecas à via figurativa.
- B. intervenções sociais e culturais demandam conhecimentos estéticos que permitem resolver problemáticas relativas à sensibilidade e à criatividade, mas dentro de formas de consciência de ação e gestos que possam produzir as transformações que a humanidade, como um todo, requer.
- C. papel do professor como mediador estético sobre as questões fundamentais que, nas artes, se traduzem como elementos sensíveis. A forma, a plasticidade, as cores, as texturas, as combinações que resultam das interações têm uma significação que se exprime diretamente para o corpo, a sensibilidade, o universo imaginário, onde a palavra divide como a imagem admirável onde isto repercute de modo direto e indireto no plano de valores e das atitudes.
- D. importante na educação estética é o professor estar informado sobre a metodologia, dominar as informações técnicas e teóricas relativas ao mundo da arte, sem, obrigatoriamente, necessitar refletir sobre o sentido desta produção.
- E. cultura estética é o cultivo da própria sensibilidade que demanda não somente informação sobre arte, mas exercício crítico e sensível do fazer artístico.