Considerando a arte como objeto de conhecimento, a compreensão do significado de cultura e o alargamento deste significado tornam-se indispensáveis para o professor. Ele pode compreender os modos de perceber e interpretar de seus alunos, seus padrões culturais, seus interesses, facilitando o diálogo, as relações sociais e afetivas, promovendo a dignidade e cidadania durante a realização de seu trabalho. De acordo com os conceitos de identidade cultural nos grupos sociais e sua relação com o aprendizado de artes nas escolas, marque a alternativa correta.
Identificar o que é significativo e relevante para o aluno em sua trajetória de vida, seus gostos e preferências, seus interesses e necessidades, suas preocupações e expectativas e sua leitura do mundo, é um caminho de dificultação para o trabalho pedagógico na escola.
A cultura se constrói no viver, não havendo, pois, um único lugar para se adquirir cultura, já que esta é entendida como uma rede de símbolos, significados e visões de mundo, o que favorece a criação sonora e musical e a dramatização de diferentes papéis e situações sociais.
A educação se faz na cultura. Tudo o que é feito pelo homem, como ideias, valores, objetos, técnicas, instrumentos, símbolos, preceitos, crenças, palavras e leis, é considerado cultura, assim como as obras concebidas pela natureza.
Diferente das culturas europeias, a cultura brasileira é homogênea e singular, existindo uma única matriz para nossos comportamentos, sendo necessário reconhecer esta característica para compreendê-la.
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