Couto, Yazbek e Raichelis (2013), ao introduzirem questões para o debate acerca da Política Nacional de Assistência Social, sugerem a necessidade de uma revisão dos conceitos de vulnerabilidade e risco social. Segundo as autoras,
- A. esses conceitos caíram recentemente em desuso no campo do Serviço Social e devem, portanto, ser substituídos por conceitos mais contemporâneos, como o de redes de atenção socioassistencial.
- B. essas vulnerabilidades e riscos devem ser compreendidos a partir das histórias de vida e da trajetória dos beneficiários da assistência social e não a partir do contexto socioterritorial que eles vivem.
- C. essas vulnerabilidades e riscos devem ser enfrentados como produtos de uma desigualdade que é inerente ao sistema capitalista e que, ao ser reproduzida, reproduz as mesmas vulnerabilidades e riscos.
- D. essas vulnerabilidades e riscos podem ser mitigados de modo a equipar os sujeitos e descobrir suas potencialidades para que esses, por si próprios, consigam superar as mesmas vulnerabilidades e riscos.