Assim como a Igreja Romana se valeu do poder da Arte para impressionar e dominar pela emoção, os reis e os príncipes da Europa seiscentista (Século XVII) estavam igualmente ansiosos por exibir seu poderio e assim aumentar sua ascendência sobre a mente de seus súditos. Sobre o período acima citado, designado Poder e Glória pelo escritor Ernst Gombrich em seu livro A História da Arte, é INCORRETO afirmar:
- A. os reis e príncipes europeus, atuantes no século XVII, queriam se afirmar como criaturas superiores ao homem comum, alegando que eram investidos de Poder Divino para isso.
- B. o Palácio de Versalhes, construído entre 1800-1880, pode ser considerado uma construção eclética.
- C. os Palácios e as Igrejas não eram projetados como simples edifícios. Todos os detalhes tinham que contribuir para a concretização do efeito de um mundo fantástico e artificial.
- D. os artistas receberam trânsito livre para planejar seus trabalhos, gerando um surto de criação extravagante, responsável pela transformação de muitas cidades e paisagens da Europa católica.
- E. foi especialmente na Áustria, na Boêmia e no Sul da Alemanha que as ideias do Barroco Italiano e Francês se fundiram no mais audacioso e consistente estilo.