Sobre as principais mudanças no ensino da Arte mencionadas por Ana Mae Barbosa e sobre como essas mudanças estão sendo percebidas pelos professores, assinale a alternativa INCORRETA.
- A. Maior compromisso com a cultura e com a história. Até os inícios dos anos de 1980, o compromisso da Arte na Escola era apenas o desenvolvimento da expressão pessoal do aluno. Hoje, à livre-expressão, a Arte-Educação acrescenta a livre-interpretação da obra de Arte como objetivo de ensino. O slogan modernista Todos somos artistas era utópico e foi substituído pela ideia de que todos podemos compreender e usufruir da Arte.
- B. Ênfase na inter-relação entre o fazer, a leitura da obra de Arte (apreciação interpretativa) e a contextualização histórica, social, antropológica e/ou estética da obra. Só um saber consciente e informado torna possível a aprendizagem em Arte.
- C. O conceito de criatividade também se ampliou. Pretende-se não só desenvolver a criatividade por intermédio do fazer Arte, mas também pelas leituras e interpretações das obras de Arte. Para o modernismo, dos fatores envolvidos na criatividade, o de máximo valor era a originalidade. Atualmente, a elaboração e a flexibilidade são extremamente valorizadas.
- D. A necessidade de alfabetização visual vem confirmando a importância do papel da Arte na Escola. A leitura do discurso visual, que não se resume apenas à análise de forma, cor, linha, volume, equilíbrio, movimento, ritmo, mas principalmente é centrada na significação que esses atributos, em diferentes contextos, conferem à imagem, é um imperativo da contemporaneidade. Os modos de recepção da obra de Arte e da imagem, ao ampliarem o significado da própria obra, a ela se incorporam.
- E. Arte-Educação Pós-moderna não apresenta compromisso com a diversidade cultural. Continuam a serem enfatizados os códigos europeus e norte-americanos brancos, sem muita atenção à diversidade de códigos em função de raças, etnias, gênero e classe social.